Depois que descobri pra que serve cada tipo shampoo minha rotina capilar ficou bem mais fácil (em compensação acabo deixando 500 produtos no box do banheiro - fazer o que, é a vida...)
O ideal é lavar os cabelos duas vezes com shampoo. Sempre coloco o shampoo na palma da mão, esfrego bem e aplico a espuma no couro cabeludo, trazendo somente o excesso para as pontas. Aplicar o shampoo diretamente nos cabelos e não a espuma, pode ressecar os fios. E é a parte do couro cabeludo e raiz que acumula oleosidade e deve ser bem limpa.
Pois bem, vamos aos tipos de shampoos:
Shampoos transparentes - não necessariamente transparentes, eles podem ter alguma cor porém possuem transparência. Esses são os shampoos que realmente limpam os cabelos. Cabelos que não estão limpos, que tem resíduos, não absorvem nenhum tratamento. Dá até pra ouvir um barulhinho de atrito dos fios ao usar esse shampoo. Isso quer dizer que o cabelo está bem limpo.
Shampoos translúcidos ou perolados - são intermediários entre os shampoos leitosos e os transparentes. Eles limpam melhor do que os shampoos leitosos e ressecam menos do que os shampoos transparentes.
Shampoos leitosos - são shampoos de tratamento. Eles não limpam tão bem os cabelos e servem para deixá-los mais hidratados. Se você tem cabelos secos, o ideal é fazer a primeira lavagem com um shampoo que limpe bem os cabelos e a segunda com um shampoo hidratante, pois usar só shampoo de tratamento vai deixar os fios pesados e cheios de resíduos.
Shampoos anti resíduos - são bem adstringentes, servem para remover resíduos de produtos acumulados nos fios. Limpam profundamente. Já usei alguns tipos, e o meu preferido é o da Natura Plant. Ele tem extrato de hortelã e menta (e um cheirinho delicioso), e limpa muito bem sem agredir os fios. Já usei um anti resíduos de uma linha da Johnson's para adultos que foi traumatizante. Parecia que eu estava jogando soda cáustica na cabeça, acabou com o meu cabelo. Acho que essa linha nem existe mais. De qualquer forma tenho preferência por outras marcas porque a Johnson's testa em animais.
Shampoos com cor deixam resíduos e algumas vezes interferem na cor dos cabelos, especialmente em fios mais claros. Ex.
shampoo roxo, que é usado como desamarelador.