Lembro de um dia, quando eu tinha uns 12 anos, que minha melhor amiga me disse "Lali, quando você fica séria parece que está sempre brava". Acho que foi mais ou menos aí que comecei a sofrer com a síndrome do resting bitch face ou bitchy resting face (traduzindo grosseiramente, algo como face de repouso de megera), condição em que a pessoa parece hostil, crítica ou triste (ou tudo ao mesmo tempo... rs) quando o rosto está em repouso, sem expressão nenhuma.
Várias pessoas já me disseram: "Nossa, você é bem gente boa. Quando te conheci achei que você era
uma escrota meio brava", ou então comentaram em fotos: "Por que tão séria?", "Cadê o sorriso?"... também inúmeras vezes me perguntaram, do nada, por que eu estava triste, se estava tudo bem ou se eu estava brava... ou começaram uma briga porque acharam que fiz cara de reprovação...
- to bem, não te odeio (ok, talvez um pouco) e ESSA É A MINHA CARA!!!! Aaaaaaarrrgh!
Também já me disseram que tenho cara de quem daria uma boa policial... por causa disso, será? Coleção de bitchy faces pra vocês (nem são as piores - e não, eu não estava brava).
Tentar tirar fotos é um problema, sempre fica a dúvida: vou de sorriso esquisito ou bitchy face? Se você tenta fazer uma piada, às vezes levam muito a sério porque não sabem dizer se você está brincando. Quando acontece algo bom pra um colega, as pessoas pensam que você não está feliz por ele. E você pode ter dificuldades pra flertar, porque a pessoa com quem está flertando quase sempre presume que você a odeia. As novas amizades também podem pensar que você secretamente as odeia.
Cersei entende
Mas também tem o lado bom. As pessoas te incomodam menos e não se aproveitam de você (ao menos até perceberem que na verdade você até que é bem bacana...). Bitch face também pode fazer alguém parecer mais confiante, o que pode ser bem útil em certas ocasiões (se você não estragar tudo com uma voz baixa e um jeito tímido). E também bitch face + boa maquiagem = diva.
Ah, nunca fui assaltada... e suspeito que isso pode ter algo a ver com o fato de que mesmo quando ando sozinha, distraída e sem expressão pelas ruas, ainda assim pareço má. Já li sobre alguns tratamentos pra melhorar a resting bitch face, que envolvem ginástica facial e uma espécie de "reeducação de expressão". Tem gente que faz até plástica! Mas na boa, acho muito empenho e até que aprendi a gostar da minha bitchy face, é tão... minha!
Pra fechar o assunto deixo uma imagem da bitchy face mais linda do mundo
❤ (que a essa altura todos já conhecem), provando que não só os humanos enfrentam esse problema:
Tard, injustamente conhecida como grumpy cat
Deixo também meu interesse em trabalhar como vilã em alguma peça/filme/novela/propaganda, afinal não tá fácil pra ninguém, e se a vida te dá limões... né? Caso queiram me contratar aqui está meu contato: blond.b.lee@gmail.com