Olá pessoas. Sumi do blog por quase 1 mês, infelizmente estive ocupada (e imensamente estressada) com outros assuntos.
Faz mais ou menos duas semanas que passei por uma situação bem horrível, decidi tomar uma atitude e isso teve uma repercussão absurda e tirou minha paz por algum tempo. Fui assediada por um sujeito duas vezes na mesma semana. Na primeira vez estava voltando pra casa às 18h, caminhando sozinha e ouvi uma tosse e uns gemidos. Olhei na direção do som e lá estava a criatura se masturbando na rua em pleno horário de pico! E ficou me encarando! Me chamou intencionalmente! Fiquei chocada e demorei alguns segundos pra assimilar aquilo. Puxei meu celular e tirei foto, em seguida liguei para a polícia militar. O sujeito, percebendo que eu estava chamando a polícia, começou a correr. Segui ele e fui orientando a polícia sobre a direção que ele estava tomando, mas infelizmente o cara entrou no primeiro ônibus que passou e fugiu.
Dois dias depois estava voltando da dentista para o trabalho às 10h da manhã, também sozinha, passando por uma rua próxima daquela quando ouvi a mesma tosse. Já peguei o celular e comecei a procurar e não deu outra, o mesmo sujeito fazendo a mesma coisa! Fiquei tão furiosa com aquela situação que resolvi enfrentá-lo novamente. Dessa vez fiz um vídeo do sujeito saindo do meio do mato, segui ele pela rua xingando e tentando fazê-lo olhar para a câmera.
Fui até a delegacia (polícia civil) no meu horário de almoço, no mesmo dia, e não fui atendida. Revoltada, publiquei o vídeo no Facebook. Esse vídeo teve uma repercussão assustadora! Minha intenção foi expor o assediador e alertar as mulheres, só que de repente era eu quem estava exposta. Da noite pro dia apareceram umas 600 solicitações de amizade e mais mensagens do que eu conseguia responder! Algumas pessoas reconheceram o cara e me passaram mais informações pra levar até a polícia. Voltei lá, registrei boletim de ocorrência e descobri que o criminoso tem uma ficha extensa, incluindo envolvimento com tráfico de drogas e uma prisão por estupro! E ficou menos de 1 semana preso! Quem é a desgraça do juiz que entende que essa criatura não oferece perigo à sociedade???
Muita gente veio me dizer que já tinha visto esse cara, alguns mais de uma vez. O pior foi descobrir que apesar disso haviam apenas 2 B.O.s contra ele na minha cidade, um meu e um da própria polícia militar! Depois ainda quiseram cobrar atitude da polícia! Se ninguém denuncia fica difícil, eles não fazem milagres! Muita gente veio me parabenizar pela "coragem" ou perguntar se não senti medo... querem saber do que eu sinto medo? Da falta da atitude, da conformidade, da impunidade, do caos completo... me amedronta muito ver que é comum as pessoas se calarem diante do que está errado.
Acredito que essa frase seja do Nelson Mandela.
Outra coisa que me irritou bastante nessa história foi que aparentemente a maioria das mulheres se considera indefesa e então pensa que não pode ou não deve agir. O velho estereótipo da princesa em perigo. Sociedade machista, fomos todas criadas assim. Entretanto, isso está longe de ser verdade! Se eu não tivesse feito nada, não estaria mais segura, visto que era um estuprador que estava solto podendo atacar qualquer mulher que passasse por ali a qualquer momento. Podemos e devemos nos defender! Se você se sente insegura em relação a isso, procure alguma aula de arte marcial, defesa pessoal, etc. Mas não pense que você depende de homens pra te defenderem! E não estou querendo menosprezar a oferta de ajuda de muitos rapazes que fizeram contato - agradeço a disponibilidade e achei bem legal da parte de vocês meninos! Apenas acho que as mulheres não podem simplesmente se sentir indefesas o tempo todo em que estiverem sozinhas, isso é absurdo!
E no meio desse agito todo ainda vieram algumas pessoas de rádios e emissoras de TV querendo exibir a história. Alguns me respeitaram, outros foram extremamente inescrupulosos, querendo apenas audiência e foda-se se isso podia atrapalhar ou prejudicar alguém. Teve até uma emissora que nem fez nenhum tipo de contato e simplesmente exibiu meu vídeo! Direitos autorais, cadê?
Alguns estavam mais interessados em esculachar a polícia do que divulgar o que de fato aconteceu. Tirando aquele primeiro momento em que 1 policial não quis me atender, tanto a polícia militar como a civil foram muito atenciosos. Admiro muito esses profissionais.
Vocês acham que o problema são os policiais, que prendem o mesmo criminoso diversas vezes - e frequentemente se arriscam fazendo isso. Policial também tem família, sabiam? - ou os juízes e as nossas leis, que parecem estar sempre a favor dos criminosos? Por que será que assédio e até mesmo estupro (que na teoria é crime hediondo) ainda não são considerados crimes graves e punidos de acordo?