sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Duff e o macramé

Olá pessoas! Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre macramé e como me envolvi com esta arte. O início dessa história é bastante triste. Faz mais ou menos 1 ano e meio que passei por um dos momentos mais difíceis da minha vida. O Duff, meu "gatinho de estimação" - na boa, a expressão não descreve - ficou muito doente. Fizemos o possível, tudo o que estava ao nosso alcance, e o perdemos mesmo assim. Ele esteve conosco durante 11 anos. Entrei em um estado de luto profundo. Não tinha mais vontade pra nada, chorava o tempo todo. E ainda tinha uns babacas que diziam: "credo, você tá assim por causa de um gato?", "para com isso, era só um gato!" ou pior ainda: "ah, pega outro" (essa última me deixava muito enfurecida) como se eu pudesse simplesmente substituí-lo. Acontece que o Duff não era só um gato! Era um membro importantíssimo da minha família! Era o meu filhote! Digo seguramente que o Duff foi o amor da minha vida! Já tive outros gatos, mas ele era diferente. Não tenho nem palavras pra explicar a ligação que eu tinha com ele. Ele era extremamente carinhoso e companheiro, e de alguma forma sempre sabia tudo o que eu estava sentindo... e reagia de acordo. Por exemplo, quando eu sentia cólicas ele deitava encostadinho na minha barriga, exatamente onde doía, aquecendo e aliviando a dor. Quando eu estava triste ele grudava em mim e fazia todas as fofices possíveis! Ele tinha tanto amor pela nossa família! E nós por ele...

Sim, ele não me deixava sozinha nem no banheiro :S

Como aquele sentimento de perda pesava mais e mais, comecei a buscar algo que pudesse me ajudar a superar ou ao menos me distrair. Os textos do Marcel Benedeti e o grupo Irmãos Animais (Facebook) me ajudaram muito a lidar com a dor e tentar ver a situação toda de outra forma. Cheguei até a sair de casa e ir morar sozinha pouco tempo depois, por vários motivos, mas a principal razão foi porque era muito ruim chegar em casa e não encontrar o Duff lá. Foi então que decidi aprender a fazer macramé, a princípio como uma forma de distração. O macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Lembro que um dos meus tios fazia um monte de coisas de macramé quando eu era criança. Pesquisei e comecei a fazer uns trabalhos bem simples.
Nó duplo, o primeiro que aprendi

Na primeira imagem acima, a primeira tentativa que fiz, com apenas três fios. Na segunda imagem um dos tipos de base de um colar com quatro fios.


Fiz um montão de colares e algumas pessoas demonstraram interesse em comprá-los. Comecei a fazer peças para vender, sob encomenda.

Colar com pedra da lua

Macramés nível pro do meu tio 

Sobre esses dois há controvérsias sobre se foi meu tio mesmo quem fez... mas sempre acreditei que sim! Rs

Esta cadeira contendo esta criança com cara de terrorista eu tenho certeza que foi ele quem fez!

Ainda quero aprender a fazer uns trabalhos bem mais complexos como estes que vi pelo google *-* :