segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sobre relacionamentos - como manter um relacionamento saudável?

Quando o assunto são os relacionamentos amorosos, todo mundo tem algum palpite. Hoje vou compartilhar com vocês o que aprendi com as minhas experiências. Não é muito, mas talvez ajude alguém. Organizei por tópicos, para simplificar.
Mas em primeiro lugar, se você não é feliz sozinho, se não se ama, é impossível ser feliz com alguém e amar verdadeiramente outra pessoa. Se é o seu caso, já comece por aí, trabalhando sua relação consigo mesmo -que redundante isso!


Como manter um relacionamento saudável:

- Não deixe outras pessoas influenciarem seu relacionamento
  Se você for se abrir com alguém sobre problemas do seu relacionamento, eles vão dar palpites ouvindo apenas o seu lado da história. Não parece justo, não é? Muito cuidado ao envolver outras pessoas nessas situações. Também tem aquelas pessoas que comentam "ah, esse rapaz é muito quieto / estranho / escandaloso..." ou " essa moça é muito vulgar / interesseira..." qualquer coisa assim. Você é quem tem que saber do seu relacionamento! Se é bom pra você ou não, se é a pessoa certa. Julgue por si próprio e não pela cabeça dos outros.

- Honestidade
  Já comece mostrando-se do jeito que você é, não use máscaras apenas para conquistar alguém. Isso pode provocar uma grande decepção no futuro. Mentiras acabam com qualquer relacionamento. Mesmo mentirinhas bobas, afinal elas destroem a confiança. Se você cometer erros, assuma, não esconda. E peça desculpas, de nada adianta ser orgulhoso.

- Diálogo
  Pode ser muito difícil adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas, e mesmo os que possuem uma capacidade maior de percepção do que os outros estão sentindo, podem se enganar. Mantenha sempre o diálogo aberto com seu parceiro/a e também ouça o que ele/ela tem a dizer. Mas ouça de verdade, tentando compreender e não apenas com a intenção de replicar. E aqui vem a parte onde todo mundo inclusive eu algumas vezes pisa na bola: se alguma coisa te incomodou, converse a respeito! Não espere que o outro adivinhe que fez algo errado ou que você pode não ter gostado. Tem outra coisa que costumo fazer nesses momentos, nunca converso enquanto ainda estou muito brava ou chateada. Espero o sentimento ruim passar e converso de forma calma e sensata, sem ofender ninguém e expondo melhor o meu ponto de vista. Não sei se é o mais certo, mas funciona pra mim... me ajuda a evitar conflitos.

- Não tente mudar o outro
  Muitos idealizam a pessoa amada e apaixonam-se somente por esse ideal. Nada mais injusto. Uma pessoa pode até mudar algumas coisinhas simples, mas nunca vai mudar quem ela é, seus valores, seu caráter, sua essência. E se tentar, certamente será infeliz. Esqueça aqueles romances perfeitinhos de cinema, isso não existe! Olhe para o seu relacionamento com sensatez e racionalidade. Não fantasie, procure ver as coisas como elas realmente são. Se você e o seu parceiro/a são incompatíveis, mas você espera que ele/a mude por você, esqueça. Isso só trará frustrações e fará ambos infelizes.


- Ciúmes / Respeite a privacidade do outro
  Seu parceiro/a esqueceu de fazer logout do Facebook ou deixou o celular do seu lado e foi fazer alguma coisa... bateu vontade de olhar? NÃO!!! Contenha-se! Jamais faça isso! Essa atitude, além de extremamente desagradável, é inescrupulosa. Se não confia na pessoa, não fique com ela. Simples assim. É doentio ficar rastreando os passos do seu parceiro/a e desconfiando de tudo. E aqueles perfis de casal então, ah meu deus!!!! Parem com isso, vocês são 2 pessoas! 2 indivíduos! E o mesmo raciocínio vale pra quando quiserem fazer programas separados. Quem nunca arranjou uma enorme dor de cabeça com um parceiro ciumento depois de beber uma cervejinha com amigos, por exemplo? Vocês não nasceram grudados, não tem que fazer tudo juntos e devem respeitar o espaço do outro. Posse não tem nada a ver com amor, é puro ego.

- Seu relacionamento é o que você cultiva
  Com o tempo o carinho foi se perdendo na rotina? Surgiram briguinhas? Começou a faltar respeito durante essas brigas? Esse é certamente um caminho tóxico para o seu relacionamento. Cultive o carinho, o respeito, a paciência, a tolerância, a atenção, o companheirismo sempre! Ninguém é perfeito, todos têm dias ruins. Todo relacionamento tem desentendimentos e conflitos, a maneira como o casal lida com eles é que faz a diferença.


- Rede social não é arena nem divã
  Não é nem um pouco saudável expor toda a sua vida amorosa em tudo quanto é rede social. Usar essas ferramentas para trocar indiretas, farpas, ficar se lamentando ou brigar é no mínimo imaturo. Não vai ajudar em nada e você ainda vai passar por ridículo.

- Não faça pro outro o que não quer que façam com você
  A habilidade de se colocar no lugar do outro ajuda muito no relacionamento! Treine essa inversão de papéis, imagine como seria se você estivesse no lugar do seu parceiro/a.

- Sexo é importante
  O sexo aproxima, isso é indiscutível. Porém, quando se torna uma coisa puramente mecânica pode ter efeito contrário. Esse é um momento para ambos esquecerem todas as outras coisas e apenas desfrutarem a companhia um do outro. É uma troca de carinho, de amor. Alivia as tensões e fortalece os laços que unem um casal.


Se você quiser manter uma relação duradoura ou mesmo um casamento, existem ainda muito mais coisas a considerar. Não é possível viver só de amor, como alguns acreditam.
Traduzindo o texto acima, algo como: "Ela é excitante, concordo, mas ela compartilha seus valores? Será que ela vai ser uma boa mãe? Ela faz você se sentir bem consigo mesmo?". Antes de se jogar num casamento, por exemplo, você tem que se perguntar esse tipo de coisa. Talvez aquele namoro que está tão bacana não possa evoluir para um casamento. Até mesmo fatores como diferença de crenças religiosas, visões políticas, ideologias podem gerar problemas. Quando é só o casal talvez não, cada um segue suas crenças e pronto... mas e quando chegarem os filhos? Como decidir quais desses valores serão passados para eles? E o mais importante, como os conflitos são resolvidos nessa relação? De que forma vocês interagem nesses momentos? Existe diálogo? Existe respeito?

E mesmo tomando todo o cuidado pra não embarcar numa canoa furada, nada é garantido. As pessoas mudam, e quem parece ser perfeito pra você neste momento, pode não ter mais nada a ver com você depois de algum tempo...
Se o relacionamento esfriou, primeiro investigue a razão. O que você tem cultivado nessa relação? E o seu companheiro/a? Pode ser que o amor tenha acabado... pode ser que vocês tenham apenas esquecido de alimentá-lo. Pode ser que tenha surgido interesse por outras pessoas. Mantenha a calma, converse sinceramente a respeito. Relembre tudo o que era bom no começo (todo começo é lindo), e tente trazer novamente essas coisas pra relação de vocês.

Pra encerrar, um vídeo bem-humorado do canal Relacionamento Sério:


P.S.: Não fique chamando seu parceiro/a de neném... sério... ninguém merece! ¬¬'


Nenhum comentário:

Postar um comentário